Writing Poetry for Machines
Andrés Isaza-Giraldo
Os modelos de difusão (geração de imagem e vídeo) e os LLM (geração de linguagem) tornaram-se ferramentas básicas amplamente disponíveis. Vamos discutir alguns destes softwares e a forma de os incorporar no interior de fluxos de trabalho criativos e educativos. Centrar-nos-emos em diferentes tipos, estilos e estratégias de prompting, reconhecendo as particularidades da compreensão semântica destas máquinas.
O trabalho colaborativo em ambientes digitais (lotado)
Joana Souza e Ricardo P. Rodrigues
O Miro, FigmaJam, Jamboard ou Padlet são exemplos de plataformas digitais que permitem criar quadros ou murais para documentar, guardar e partilhar conteúdos (texto, imagem, vídeo, hiperligações e outros documentos). Pelas suas características, estas ferramentas tornam possíveis novas abordagens na construção e partilha de informações, permitindo o trabalho colaborativo. Neste workshop, é explorada a ferramenta Miro, sendo apresentadas estratégias para promover o trabalho colaborativo e incentivar a participação ativa dos estudantes.
Avaliação das aprendizagens em ambientes digitais: potencialidades e desafios (lotado)
Tiago Tempera
As práticas educativas de um professor devem prever o alinhamento entre objetivos de aprendizagem, estratégias e avaliação. Neste workshop, os participantes são desafiados a explorar e problematizar este alinhamento em ambientes educativos digitais, sendo dado particular destaque à implementação de estratégias de feedback, autoavaliação e coavaliação com recurso a tecnologias digitais.
Seesaw: Portefólio digital
Renato Abreu
Este workshop centra-se na ferramenta Seesaw, que permite a criação de portefólios digitais. Este workshop proporciona uma visão prática e detalhada sobre como o Seesaw pode transformar a documentação e avaliação do progresso dos alunos, facilitando a comunicação e o envolvimento entre professores e alunos.