Investigação

Revistas científicas

Cardoso, A., Souza, J., Rodrigues, R. P., & Palma, N. (2021). Ciclo de desenvolvimento de um recurso educativo digital para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, 13(5), 125-141.

Capítulos de livro

Cardoso, A., Rodrigues, R. P., Souza, J., & Palma, N. (2022). Design de um recurso educativo digital para os primeiros anos de escolaridade. In N. M. León, B. P. Acuña, & M. E. S. Moya (Coord.), Docencia 2.0 y 3.0 (pp. 113-124). Tirant Humanidades.

Livros de atas

Cardoso, A., Manteigas, V., Abreu, R., Rodrigues, R. P., Martinho, C., & Escudeiro, M. J. (2021). Ensino a distância no Politécnico de Lisboa: Necessidades de Formação. In Associação FORGES, Atas da 11.ª Conferência 2021: A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais (p. 73). Instituto Politécnico de Setúbal.

Martinho, C., Rodrigues, R. P., Abreu, R., Cardoso, A., Manteigas, V., & Escudeiro, M. J. (2021). O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAU. In Associação FORGES, Atas da 11.ª Conferência 2021: A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais (p. 75). Instituto Politécnico de Setúbal.

Comunicações orais

Cardoso, A., Manteigas, V., Abreu, R., Rodrigues, R. P., Martinho, C., & Escudeiro, M. J. (2021, 23 novembro). Ensino a distância no Politécnico de Lisboa: Necessidades de Formação [Comunicação oral]. 11.ª Conferência Forges. A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais. Instituto Politécnico de Setúbal.

Martinho, C., Rodrigues, R. P., Abreu, R., Cardoso, A., Manteigas, V. & Escudeiro, M. J. (2021, 24 novembro). O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAU [Comunicação oral]. 11.ª Conferência Forges. A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais. Instituto Politécnico de Setúbal.

Cardoso, A., Souza, J., & Rodrigues, R. P. (22-25 de junho, 2021). Comunidade RED, plataforma digital de colaboração, aprendizagem, criação e reflexão. II Workshop Innovación y Transformación Educativa (WITE). Universidad Nacional Noroeste Buenos Aires.

Manteigas, V. (22-25 de junho, 2021). Trabajo colaborativo entre estudiantes de Salud Ambiental, en la producción de episodios de podcast: el ejemplo de la Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. I Workshop Innovación y Transformación Educativa (WITE). Universidad Nacional Noroeste Buenos Aires.

Antunes, P., Souza, J., & Cardoso, A. (20 de julho, 2021). Leopoldino, o explorador. XX ENCONTRO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: 20 Anos de Tecnologia Educativa – Perspetiva de Desenvolvimento. Centro de Competência Entre Mar e Serra, Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem.

Cardoso, A., Rodrigues R. P., & Souza, J. (1 de julho, 2021). RedCom: Building an online community of digital practices in education. Workshop Developing Learning and e-Training Methodologies, Universidade de Cadiz.

Cardoso, A., Rodrigues, R. P. & Gonçalves, C. (29 de abril, 2021). Évaluation d’une Ressource Éducative numérique au primaire. 8e Colloque International en Éducation. Montréal, Québec, Canada.

Pósteres

Cardoso, A., Manteigas, V., Abreu, R., Rodrigues, R. P., Martinho, C., & Escudeiro, M, J. (2021, 29 de outubro). O EaD no IPL: Diagnóstico de necessidades de formação para garantir equidade no processo de ensino-aprendizagem [Apresentação de póster]. 3.ª Conferência Campus Sustentável. Instituto Politécnico de Lisboa.

Cardoso, A., Abreu, R., Escudeiro, M. J., Manteigas, V., Martinho, C. & Rodrigues, R. P. (2021, 10 de dezembro). EaD@IPL: Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa [Apresentação de póster]. IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior – eL@IES – Do Ensino de Emergência à TransformaçãoDigital.

Cardoso, A., Abreu, R., Escudeiro, M. J., Manteigas, V., Martinho, C., & Rodrigues, R. P.(2021, 10 de dezembro). Introdução à Epigenética: 1.º MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma Nau [Apresentação de póster]. IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior – eL@IES 2021 – eL@IES – Do Ensino de Emergência à TransformaçãoDigital.

Orientação de dissertações de mestrado

Paulina, A. (2021). Leopoldino, o Explorador: Recurso Educativo Digital para a produção escrita de sequências descritivas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa. Orientação: Adriana Cardoso.

Alves, R. (2021). Rita Poesia: Um recurso educativo digital para a exploração da poesia visual no 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa. Orientação: Adriana Cardoso; Kátia Sá.

Bernardes, A. (2021). Criação de Recursos Educativos Digitais em Contexto de “Pandemia Covid 19”: Intervenção no 1.º CEB para o desenvolvimento de competências em Português [Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa. Orientação: Adriana Cardoso.

Comments are closed.