Tendo em vista a troca de experiências e informação técnico-científica, bem como a dinamização de projetos conjuntos ao nível do ensino, investigação e relação com a comunidade, o Politécnico de Lisboa (IPL) e a Federação de Ginástica de Portugal (FGP) assinaram um protocolo de cooperação, numa cerimónia que teve lugar nos serviços da presidência do IPL.
Durante o ano de 2022, o Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IPL) vai, em conjunto em conjunto com a FGP, desenvolver cursos online, na Plataforma Moodle, nomeadamente de formação de formadores da Federação. No âmbito do Projeto “Next Level Higher Education for All @ Politécnico de Lisboa”, promovido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a FGP irá integrar formadores na Pós-graduação de Pedagogia do e-Learning. Por fim, está ainda prevista a realização de estágios curriculares de estudantes do Politécnico de Lisboa na FGP.
Nas palavras de Elmano Margato, presidente do IPL, pretende-se que esta, seja uma parceria profícua para ambas as instituições em que se ambiciona, que em conjunto possam dar um contributo para a sociedade. Para Luís Arrais, presidente da FGP, a colaboração com o Politécnico de Lisboa vai possibilitar “recorrer ao uso das competências científicas na prática da FPG, que se quer científica.”
A Federação de Ginástica de Portugal é uma federação desportiva e pessoa coletiva de direito privado, constituída em 20 de Novembro de 1950, sob a forma de associação sem fins lucrativos, titular do estatuto de utilidade pública desportiva, cujas atribuições de um modo geral passam pela definição de valores e objetivos da ginástica nacional, em todas as suas disciplinas e variantes, bem como o seu fomento e desenvolvimento. A FGP superintende ainda a prática da ginástica, de acordo com as definições e conceitos estabelecidos pela Federação Internacional de Ginástica e Ginástica Europeia.
Publicação: 13.12.2021. Texto e imagem de CSS/GCI IPL